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terça-feira, 16 de novembro de 2010

Histórico do E-commerce

As práticas comerciais existem desde a antiguidade, e ganharam força após o Renascimento Comercial, no século XVI.
Graças a Arpanet e a advento da Internet na década de 1970, evoluíram também as possibilidades de negociar no universo virtual. O comércio eletrônico, originalmente chamado CE significava a facilitação de transações comerciais eletrônicas, usando tecnologias como Eletronic Data Interchange e Eletronic Funds Transfer, elas permitiam que empresas mandassem documentos comercias como ordem de compras e contas eletronicamente.
Na década de 1990 a Internet ganhou status popular e em 2000 algumas empresas já ofereciam seus serviços de compra e venda via Web. E foi a partir daí que o comércio eletrônico ficou conhecido, como a “habilidade de adquirir facilidades através da Internet usando protocolos de segurança e serviços de pagamento eletrônico.”
O e-commerce traz várias vantagens, tanto para quem negocia quanto para quem compra:
·         Facilidade na compra: possibilidade de escolhas de produtos muitas vezes não comercializado dos nas lojas;
·         Vendas antecipadas de produtos;
·         A negociação pode levar dias até o fechamento da compra;
·         Redução de gastos para quem comercializa;
·         Maior comodidade para pesquisar outros preços.
Alguns possíveis pontos negativos podem ser a ainda existente exclusão digital, a demora na entrega dos produtos e o receio em negociar com quem não se conhece. Mas, para este último ponto, já existem os cyberespaço “seguro” criados pelas grandes redes como o Mercado Pago.

Fontes: http://pt.wikipedia.org
              http://www.oficinadanet.com.br

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